Ainda não tem cadastro? Cadastre-se

Sugestão para proteger ferramentas elétricas

Renato

      Boa noite a todos, analisei vários fabricantes de ferramentas elétricas e detectei uma falha que tem causado prejuízo aos proprietários (ou funcionários) que não tem muito conhecimento de como efetuar os procedimentos antes de por a ferramenta em operação, ou seja, uma grande porcentagem de ferramentas que deveriam funcionar em voltagem de 127 volts queimam por serem sido ligadas em voltagem errada de 220Volts.

     

      Diante disto, sugiro a colocação de um relé (estado sólido-AC) calculado para trabalhar com tolerância de amperagem para suportar picos de partida (do conjunto bobina/induzido) cujo GATE comandado por um circuito de detecção da tensão de entrada. Resumindo quando alguém ligar a ferramenta em 220Volts o circuito de detecção corta a corrente para o gate do relé, podendo inclusive ter um aviso sonoro ou luminoso, já ao ligar a ferramenta em 127Volts o circuito de detecção conduzira a corrente para o gate do relé que irá conduzir energia ao conjunto de acionamento fazendo a maquina funcionar.

     

      O sistema e relativamente simples e eu mesmo já fiz um protótipo, então fica a dica para o setor de engenharia da Bosch desenvolver este sistema que certamente irá beneficiar aos que lidam com ferramentas elétricas e que não querem ter seu investimento perdido. 

    Editado pelo autor em 17/07/2014

    #1
    17/07/2014

    esp_bosch

      Oi, Renato!


      Sua sugestão já foi encaminhada ao nosso departamento de engenharia para que possa ser estudada. Quem sabe colocamos uma nova tecnologia em prática? 


      Sabemos que muitas pessoas acabam queimando ferramentas por colocá-la em voltagem errada. Você tem alguma foto do seu protótipo para que possamos ver? Se realmente for interessante para a Bosch, a equipe responsável pode entrar em contato com você para desenvolver o produto e comprar patente.


      Abraço!

      #2
      25/07/2014

      Abuso
      andre.moraes

        enterresante!!!!

        #3
        10/09/2014

        Abuso
        adevifonseca

          Muito interessante.


           

          #4
          14/09/2014

          Abuso
          JohnPacheco

            Parabens pela sua ideia Renato é uma ideia genial mesmo que ira livrar os equipamentos da queima ou possíveis danos ao equipamento! Acho que a Bosch deveria mesmo colocar esse sistema em suas ferramentas, assim dando mais segurança e comodidade a quem utiliza os equipamentos Bosch.


            Abraço!

            #5
            15/09/2014

            Abuso
            Lugato

              Bem lembrado e excelente sugestão.

              #6
              26/09/2014

              Abuso
              Emanuelle_

                Bem lembrado e uma boa sugestão. Um dos maiores problemas detectados quando o equipamento é levado a assistencia técnica, é a troca de voltagens. Isso causa não só atrasos na obra, como despesas desnecessárias.

                #7
                28/09/2014

                Abuso
                alexandrecr

                  excelente sugestão! Parabéns!

                  #8
                  08/09/2015

                  Abuso
                  luizcarlos

                    Na minha opinião, cabe ao usuario, sobre tudo os profissionais, o cuidado ao ligar as maquinas na voltagem correta. Incluir esse tipo de dispositivo  só iria contribuir pra aumentar seu custo, que já não é baixo, diga-se de passagem. 

                    #9
                    18/06/2016

                    Abuso