Ainda não tem cadastro? Cadastre-se

Esmerilhadeira x Lixadeira x Politriz

esp_bosch

    Muitos usuários ainda confundem esmerilhadeira, lixadeira e politriz.


     


    Em alguns tópicos, vimos que alguns membros de nossa comunidade já falaram sobre o uso determinado de cada ferramenta. Alguém consegue explicar onde usamos cada uma das três máquinas e qual é a diferença entre elas?

    Editado pelo autor em 24/04/2014

    #1
    24/04/2014

    LucasFelipe

      Sou vendedor e escuto muito essa pergunta (muito mesmo).


       


      Explico sempre as esmerilhadeiras GWS tem alta rotação e servem para esmilhar, cortar, lixar e desbastar com disco de 115, 125, 180 e 230, sempre com os discos certo, pois muitos clientes tem varias medidas de maquinas e quando está quase acabando o 230 colocam na 115 ou outro tamanho, isto é muito perigoso pois cada disco trabalha perfeito em sua rotação se colocado em outra pode gerar muitos problemas.


      As lixadeiras GWS U com seu nome já diz LIXAM e tem rotações menores, podendo usar para lixar pedra, metal e madeira.


      As Politrizes GPO tem ainda menos rotações que as ferramentas acima, tem rotação mais baixa pois se for muito alta poderá queimar a peça trabalhada, pois a mesma é usada para polimento de carro, chapas de inox ou onde for necessario um polimento, lembrando BOSCH tem uma politriz úmida GNS.


       


      Espero estar certo !!! 


       

      #2
      03/06/2014

      Abuso

      Editado pelo autor em 03/06/2014

      esp_bosch

        Oi, Felipe!


        Se pudéssemos dar uma nota, seria 10. É isso mesmo! Sempre precisamos levar em consideração todos esses cuidados quando falamos de esmerilhadeiras, lixadeiras e politrizes, pois sempre existe uma diferença crucial na hora de usar.


        Muitos usuários, pensando em economizar, usam uma esmerilhadeira para tudo - até disco de serra colocam nela para cortar madeira. Esse é o grande erro! Eles não calculam que as esmerilhadeiras foram projetadas para seus específicos acessórios e, com isso, trabalham em segurança, dando alto rendimento e performance.


        Quem trabalha com vendas, de balcão ou externa, certamente já viu por aí alguns métodos caseiros de soluções imediatas. Muitas vezes olhamos e não falamos nada, mas são as mudanças de discos, diâmetros e ferramentas que causam os piores acidentes.


        Trabalhar em segurança significa: máquinas corretas, acessórios adequados e todos os EPIs necessários. Mas é isso aí! Vamos compartilhar segurança com todos! 

        #3
        05/06/2014

        Abuso
        rodrigobosch

          esmerilhadeiras tem rotação de 6500 RPM sendo de 9´´ 8500 RPM de 7´´ 10.000/11.000 em media dependendo do modelo e servem para cortar e desbastar,


          lixadeiras tem em media rotação de 5.000 RPM e servem para lixar (madeira,ferro) porém uma das grandes diferença são os acessorios que usam na lixadeira disco de borracha e disco de lixa que não é indicado para esmerilhadeira por que a rotação é muito alta


          politriz tem em media 2.800 RPM serve somente para polir e algumas tem regulador de velocidade...

          #4
          18/11/2014

          Abuso
          rodrigobosch

            eu esqueci de colocar que 10.000/11.000 RPM é para essmerilhadeira de 4.1/2

            #5
            18/11/2014

            Abuso
            esp_bosch

              Olá Rodrigo,


               


              É isso mesmo, cada uma delas possui um RPM diferenciado e adequado ao trabalho que ela deve realizar, por isso muitas vezes, vemos no dia a dia, usuário, fazendo uso indevido dessas ferramentas, principalmente com as esmerilhadeiras.


              O importante no caso de vendas é sempre questionar nosso cliente para saber exatamente qual é a aplicação e oferecer a ele o melhor de nossa linha.


               


              Um grande abraço!       

              #6
              21/11/2014

              Abuso
              Daminello

                Para lixar parede, onde o serviço de reboco e massa corrido ficou "ondulado", qual seria a maquina ideal a ser utilizada? Este mesmo equipamento poderá ser utilizado para madeira, como a Lixadeira GWS U 22?

                #7
                15/04/2015

                Abuso

                Editado pelo autor em 15/04/2015

                MSK

                  Cada aparelho possui sua utilidade específica.


                  As politrizes necessitam de baixa rotação, e alto torque.


                  As lixadeiras necessitam de média rotação, e torque médio.


                  As esmerilhadeiras necessitam de alta rotação, e baixo torque.


                  Para que cada aparelho tenho seu desempenho correto, o enrolamento, e todo conjunto mecânico possui suas particularidades. A única semelhança é a forma física.

                  #8
                  25/06/2015

                  Abuso
                  Cirineu

                    Olá, bom dia! Dentre as ferramentas bosch que possuo, está a serra mármore, que por sinal já possuo há sete anos, e  antes de compras a serra circular manual GKS 190, eu fazia trabalhos em madeira usando a serra mármore com um disco para madeira, mas depois de ler alguns posts sobre o uso adequado de cada ferramenta, ví que estava fazendo errado, usando uma serra que não é apropriada para esse fim. Já ví que existe no mercado um disco para corte de madeira e outros materiais cujas bordas contém tungstênio, disco este, conforme se diz, apropriado para a serra mármore. Isto está correto?

                    #9
                    06/07/2016

                    Abuso
                    andbosch

                      Preciso saber qual a ferramente mais indicada pra lixar massa corrida!!

                      #10
                      07/07/2016

                      Abuso
                      esp_bosch

                        Olá, Cirineu  


                        Seu ponto de vista está totalmente correto, a Bosch concorda com você e preza sempre, em 1° lugar, pela segurança do operador. Recomendamos que seja usado ao manusear a ferramenta os acessórios corretos para acompanhá-la e assim utilizar a máquina sem riscos.


                        Atenciosamente,


                        Especialista Bosch


                         

                        #11
                        02/09/2016

                        Abuso