Ainda não tem cadastro? Cadastre-se

Disco para corte em madeira usando Serra Mármore

marcoandrade

    Caros especialistas


    Por favor, gostaria de sua orientação, pois faço parte de alguns Fóruns de Marcenaria e, em todos unanimemente, somos relutantes ao uso de serra mármore para corte em madeira! 


    Nossas principais alegações são a alta rotação e a falta de proteção na parte de corte da serra.


    Entretanto vi o lançamento desse disco e fiquei intrigado! Como vocês pensaram a respeito desses fatores? Quais os riscos e vantagens em seu uso?


    Me agrada a ideia de ter uma máquina dessas, mas ainda tenho um certo receio...


    Quero ouvir suas orientações!


    Um forte abraço

    Editado pelo autor em 23/03/2014

    #1
    23/03/2014

    joaopaulo

      Realmente se torna intrigante, pois sempre se falava da alta rotação(podendo até ocasionar um incendio pelo atrito) e da falta de proteção na zona de ataque do disco sem falar que as assistências técnicas rejeitavam a garantia da serra mármore que apresentasse resquiços de madeira e a justificativa era: Mal uso!


      Porém este disco foi desenvolvido para trabalhar não só especificamente com madeira, mas com metais(Pregos, parafusos, grampos...) PVC, concreto e o que poderia estar nesta madeira a ser cortada. Possui grãos fixados a laser e segmentos que ajudam a dissipar o calor gerado pelo atrito. Desta forma ele consegue ser eficiente no que faz, diferente dos discos de vídia que possuem anatomia imprópria para o sentido e rotação da máquina.

      #2
      24/03/2014

      Abuso
      marcoandrade

        Caro João Paulo


        Exatamente isso. No fórum que participo há restrições claras (e justificáveis) para o "não uso" desse equipamento em madeira. Percebi pelo vídeo institucional que o uso está "restrito" a canteiros de obra, mais relacionado a carpintaria na construção civil...


        Poderíamos então considerar seu uso "também" para marcenaria? QUero ouvir nossos especialistas...


        Abraços

        #3
        24/03/2014

        Abuso

        Editado pelo autor em 13/11/2014

        esp_bosch

          Oi, Marco!


          Ficamos contentes em poder esclarecer esta dúvida!


          No passado, realmente não recomendávamos o uso de discos produzidos com pastilhas de metal duro. Também não recomendávamos a serra mármore como ferramenta para corte em madeira, porque ela não possui capa de proteção. Os acidentes causados por contragolpes em uma serra circular poderiam ser evitados pela capa, mas em uma serra mármore, haveria o risco de sérias consequências. 


          Esses contragolpes geralmente acontecem porque os discos de serras circulares com pastilhas de metal duro podem travar - as pastilhas, inclusive, são uma das maiores causadoras desses golpes. 


          Mas, na área de construção civil, é comum o usuário já ter uma serra mármore para trabalhos em concreto, granito, pisos ou azulejos e não querer comprar uma serra circular, já que seus serviços com madeira não são tão frequentes e não é necessário nenhum tipo de acabamento. 


          Pensando primeiramente na segurança do usuário e depois na praticidade, nós desenvolvemos o disco de corte para madeira, o Wood Wheel, que pode ser usado em uma serra mármore. 


          Como a máquina não tem pastilhas de metal duro, e sim lâmina de corte, não há mais a possibilidade de contragolpe. A lâmina de corte deste disco é feita com grãos de carboneto de tungstênio, que traz segurança, alta velocidade e longa vida útil.


          Toda a geometria do disco foi segmentada para que tivesse uma refrigeração melhor. Sem calor excessivo, o disco não trava nem deforma, trazendo segurança. Além disso, o processo de colocação da lâmina de corte acontece por meio de uma tecnologia Bosch de fusão a laser, portanto maior vida útil também. 


          Agradecemos sua pergunta! Com certeza é a dúvida de muitos outros profissionais.


           


          Abraço!

          #4
          26/03/2014

          Abuso
          marcoandrade

            Caro Especialista


             


            Agradeço a resposta! Uma outra questão apenas: vocês recomendariam o uso desse disco / sistema de corte "também" para marcenaria, ou a proposta seria restringir seu uso na construção civil?


            Desde já agradeço!


            Abraço!

            #5
            27/03/2014

            Abuso
            esp_bosch

              Oi, Marco!


              Claro que o foco é construção civil, onde a necessidade de acabamento não existe e a madeira nem sempre é de boa qualidade ou se encontra suja de concreto e com pregos. Se necessitar de cortes limpos e bem acabados no trabalho com madeira, recomendamos que use discos de serra ou até mesmo lâminas de serra tico-tico, que são específicas para esses serviços.


              Apesar do disco de madeira para uso em serra mármore ter um corte com acabamento muito bom, recomendamos o uso de serra circular para cortes em madeiras de diferentes durezas pelas seguintes razões:


              - Maior profundidade de corte;


              - Visibilidade de corte;


              - Acabamento fino de trabalho e acessórios (discos) de alta qualidade ou rendimento;


              - Rapidez em trabalhos contínuos.


              Mas também é possível usar o disco para madeira dentro de qualquer situação de corte. Ele apenas não tem nenhuma especificidade em cortes, o conceito é separar madeiras em segurança.


              Abraço!

              #6
              28/03/2014

              Abuso
              gabrieellm

                Sem dúvidas, a Serra Circular faz um melhor trabalho. Eu tinha a mesma dúvida que os dois amigos acima.


                 


                Agora, e se chegar uma Serra Mármore na Assistência Técnica, com resíduos de madeira na flange e proteção, ainda é perigoso ser "reprovado" na garantia (claro, se o problema for no induzido, engrenagem ou rolamentos)?

                #7
                03/04/2014

                Abuso
                esp_bosch

                  Olá, Gabrieellm! 


                  No passado, o uso incorreto do disco de dentes para serra circular causava vários problemas na ferramenta e, ao mesmo tempo, não garantia a segurança plena do usuário durante a operação. Por muitos anos, assistências técnicas em todo o país asseguravam que "resíduo de madeira" nas ferramentas era caracterizado como mau uso, portanto não entrava na garantia. 


                  Mas, com a chegada do novo disco, "resíduo de madeira na ferramenta" não é um argumento para reprovar ou não a garantia. No entanto, se por meio de perícia técnica ficar constatado que aquela máquina teve mau uso e não é defeito de fabricação, a garantia pode ser reprovada.


                  Se você for usuário de uma serra mármore e tiver qualquer problema em uma assistência técnica, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor que faremos o possível para solucionar o caso.


                  Abraço!

                  #8
                  09/04/2014

                  Abuso
                  Renato

                    boa tarde, para cada serviço existe uma maquina desenvolvida pela bosch,ja chegou serra marmore gdc 14-40 queimada em minhas maos, que depois de perguntar ao proprietario o que ele cortou e com qual disco ele respondeu, que havia cortado uma calçada de concreto com disco para cortar madeira ,isto e uma falta de conhecimento ou achar que esta economizando em nao comprar um disco apropriado,no final esta decisao saiu caro,pessoal trabalhem com maquinas especificas para cada serviço.


                     

                    #9
                    12/04/2014

                    Abuso
                    esp_bosch

                      Olá, amigos!


                      Legal ver a interação de todos por aqui. Nosso amigo Renato tem razão: existe uma ferramenta específica para cada tipo de trabalho, mas para cada ferramenta, também existem diferentes tipos de acessórios, que trarão melhor rendimento ao usuário, e maior performance e durabilidade tanto para ferramenta quanto para o acessório.


                      Sobre o caso descrito, infelizmente muitos usuários não querem gastar dinheiro com diferentes tipos de acessórios e acabam trabalhando com o famoso quebra-galho. O problema é que eles não conseguem entender que ele pode sair mais caro do que imagina - além de terem um serviço feito com segurança zero. 


                      A comunidade serve para que as pessoas possam tirar as dúvidas e trabalhar de maneira adequada. Recomende nossa comunidade para que todos nós possamos melhorar o conceito de trabalho no universo das ferramentas.


                      Abraço!

                      #10
                      24/04/2014

                      Abuso

                      Editado pelo autor em 24/04/2014

                      Marcelo

                        Bom depois do lançamento do disco para madeira em serra marmore , praticamente diminuiu em 80% as entradas de maquinas queimadas por madeira em nosso centro tecnico, sem falar na excelente procura pelo disco!


                         

                        #11
                        28/05/2014

                        Abuso